terça-feira, 5 de julho de 2011

Ainda sobre o inverno do Rio Grande do Sul: ainda faltam julho e agosto.


Recebo o comentário do Prof. Carlos, que é do nordeste brasileiro, sobre o frio no sul do Brasil. Ele diz que, no nordeste, o inverno é bom, e é sinônimo de temperaturas mais amenas e de um bom sono a noite.

Pois é, esta é uma característica bem marcante do nosso imenso Brasil. Os contrastes regionais, climas, vegetações, culturas, sotaques e realidades distintas. A requeza do nosso povo está, no meu ponto de vista, nesta diversidade.


Leia AQUI e AQUI sobre as características climátias do Brasil.

Já estive algumas vêzes no nordeste, e duas no inverno. Uma vêz em Natal (RN) e outra em Porto Seguro (BA). Como pude ver numa noite em Natal, fazia 24°C e, numa sorveteria na Praia dos Artistas, a moça que lá trabalhava reclamava do "frio" que fazia, enrolada em um cachecol. Eu, neste dia, tanquilamente de berbudas, camiseta e chilelos, saboreando um sorvete de furtas locais. Não tava um calorão, mas muito agradável.

Mas aí eu pergunto ao Prof. Carlos e aos leitores que desfrutam do clima e das belezas do nordeste: Vocês gostariam de passar três meses de inverno aqui no sul?

Mas não vale vir somente curtir uma semana de frio na serra, num bom hotel em Canela ou Gramado e, depois ir embora.

Eu falo em sair de manhã cedo, com uns 3°C e ir trabalhar "entrouxado", muita vêzes com chuva, vestido de camiseta de malha, camisa, blusão de lã, casaco, cachecol, luvas, duas meias, calça de veludo (muitas vêzes com um abrigo por baixo), quase sem poder se mexer. Tirar a roupa para tomar banho, sair do banho, lavar o rosto escovar os dentes com água fria (não... gelada), a noite deitar em uma cama fria, com os pés gelados. Olha, somente quem vive por aqui sabe como é que é. E isso para quem tem condições financeiras para ter roupas e casa adequadas. Imaginem como ficam os pobres?

É ruim heim? E isso que me refiro a Porto Alegre, onde não é tão frio como no Pampa ou no Planalto.

Mas hoje está um dia bonito, com sol, mas ainda assim bem frio, 5°C.

É o nosso inverno... 

Nenhum comentário: