sexta-feira, 18 de julho de 2008

Cada vez mais pobreza no mundo


O nosso "bom" e velho capitalismo, é sim, responsável pela especulação sobre alimentos e energia que vem agravando a pobreza no mundo, principalmente nos países mais pobres. Segundo estudo recente, divulgado pela Reuters, a disparada dos preços dos alimentos ameaça minar os avanços modestos eventualmente realizados, e três quartos dos moradores dos países menos desenvolvidos (LDCs) continuam sobrevivendo com menos de 2 dólares por dia, afirmou o órgão em um relatório.

Uma renda de menos de 2 dólares por dia não permite que uma pessoa satisfaça suas necessidades básicas de comida, água, moradia, saúde e educação, afirmou o Relatório 2008 sobre os Países Menos Desenvolvidos.

Os 49 LDCs registraram crescimentos recordes de 7,9 por cento em 2005, de 7,5 por cento em 2006 e de, segundo estimativas, 6,7 por cento em 2007, disse o documento.
Mas as altas taxas de expansão da economia, resultado em muitos casos da alta dos preços de combustíveis e minérios, pode não ser sustentável, afirmou o relatório.

"Quando se analisa o que ocorria dez anos atrás, metade dos LDCs experimentou uma desindustrialização, que se manifesta em uma queda da participação dos produtos manufaturados no PIB (Produto Interno Bruto)."

O crescimento recorde deveria ter oferecido uma oportunidade para melhorias substanciais nas condições de vida da população, mas um aumento dessas populações e outros fatores fizeram com que cerca de 581 milhões de moradores dos LDCs em 2005, de um total de 767 milhões, continuassem vivendo sob condições de privação material, afirmou.

As taxas de crescimento, ainda, distribuem-se de forma desigual. Em 2006, a Guiné Equatorial e Timor Leste viram seus PIBs diminuírem, ao passo que o Chade, a Somália, o Haiti, a Eritréia, o Nepal, o Lesoto, Comores, Tuvalu e Kiribati registraram menos de 3 por cento de crescimento.

A expansão econômica teve algum impacto sobre os índices de pobreza absoluta, definida como o estado dos que vivem com menos de 1 dólar por dia. Esses índices caíram para 36 por cento da população dos LDCs em 2005 -- que formam ainda um grande contingente de 277 milhões de pessoas --, de 44 por cento em 1994, afirmou o relatório.

Como se vê, os defensores desse modelo, afirmam que o crescimento econômico, por si só, aumentaria a qualidade de vida dos mais pobres mas, como está se vendo, o crescimento econômico, somente produz mais concentração de renda e, consequentemente, mais desigualdades.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Charge do Bira


RBS inicia sua campanha pró foga$$a

Quando fiz estatística na graduação da Geografia na UFRGS, me foi dito que, uma PESQUISA, para ser pesquisa, deve ser feita para ter uma margem de erro em torno de 2%. Mas parece que isso, não importa para o clã dos Sirotzky. O que importa é enrolar...

Segundo "pesquisa" Ibope, encomendada pela RBS, o prefeito virtual, o Foga$$a, "lidera" a corrida eleitoral com 29% da intenções de voto, seguido por Maria do Rosário e Manuela, empatadas (?) com 19%, Luciana Genro (PSOL) tem 8%, Onyx Lorenzoni (DEM) tem 4% e o tucano Nelson Marchezan Júnior aparece com 2%.

A margem de erro é de QUATRO PONTOS PERCENTUAIS (isto é enquete), para mais ou para menos. A tal "pesquisa" foi encomendada pelo grupo RBS e ouviu (somente) 602 eleitores entre os dias 8 e 10 de julho --na semana em que a campanha começou oficialmente. Está registrada sob o nº 7/2008 na 161ª zona eleitoral de Porto Alegre. Foi o primeiro levantamento do Ibope na capital gaúcha.

Nesta margem de erro, não se pode saber nada. Pois se tirarmos 4% do Foga$$a e acrescentarmos 4% a Maria e a Manuela, estarão todos, praticamente empatados. É clara a descarada propaganda política da RBS ao seu "funcionário" Foga$$a. Um desrespeito a nossa inteligência.

Mas os números, mesmo com esses equívocos metodológicos, pode-se ler outras tendências.

Primeiro, que os candidatos do "lado" do atual prefeito, mesmo em candidaturas próprias, somente atinge 35% das intenções de voto, enquanto que, os partidos de oposição ao atual alcaide, somam juntos 46%, vai ser duro para o Foga$$a.

Segundo, é que a população está atenta a péssima administração do prefeito poeta que, ao contrário do "manter o que está bom e mudar o que precisa", acabou com o que estava bom e piorou o precisava se melhorado, pois 68% dos "pesquisados" acham regular ou péssima a sua gestão em Porto Alegre.

O Pior de tudo é que, segundo a "pesquisa", no segundo turno dá Foga$$a. Mas como? Com essa margem de erro? Com essas tendências?

E mais, em outra pesquisa, a do Correio do Povo, do Edir Macedo, os números são totalmente discrepantes aos da RBS.

É pura enrolação...

sexta-feira, 11 de julho de 2008

E a cachorrada late...

Face aos últimos acontecimento na cena política, jurídica e econômica nacional, me contive para sair escrevendo a respeito das prisões feitas pela operação Satiagraha da PF, que encarcerou figurinhas carimbadas em numerosas falcatruas e roubos ao erário público, exponenciais do capitalismo tupiniquim. Assim também, é claro, das facilidades oferecidas pelo STF, na figura do eminente Presidente Supremo, Gilmar Mendes. Pois poderia pegar somente o acontecimento do momento.

Navegando entre diversos sites de notícia e opinião, o que vi foi mais ou menos assim:

Existe uma bruma envolvendo as atividades de Daniel Dantas. Parece que existe "muita" gente que quer ele bem longe, disserto para não dar com a língua nos dentes.

Mas, ao mesmo tempo, muita gente que quer exatamente isto.

O Dantas, como todos sabem, foi gestado na era do FHC, o Farol da Alexandria, a época das privatizações das teles. Contava com o aval do ACM e do PFL. Depois do PSDB, o mesmo PSDB que indicou um cão de guarda no STF, o Presidente Supremo, Gilmar Mendes, que agora defende os interesses do FHC na mais alta instância do justiça brasileira.

Essa intrincada cadeia influenciou decisivamente os caminhos das nebulosas privatizações protagonizadas pela onda neo-liberal dos anos 90. As vultuosas somas, que chegam a vários bilhões de dólares, usurpados por essa gente, fizeram e fazem falta ao desenvolvimento do País.

Parece que chegou a hora de vermos quem são os verdadeiros responsáveis pelo Brasil ter ficado parado no seu desenvolvimento. Quantas pessoas morreram por não terem disponível um sistema de saúde de qualidade. Quanta escola deixou de ser construída. Estradas, portos e outros investimentos em infra-estrutura necessários ao crescimento econômico e social do Brasil.

Este é o capitalismo do Brasil. Somente negociatas em que poucos se privilegiam.

Com certeza há muita gente de "bem" que está perdendo o sono.

Aguardemos...

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Capitalismo atual: um sistema assassino

Diariamente a mídia tem nos informado a cerca dos problemas enfrentados no mundo pelo aumento dos alimentos. Inclusive, é tratado (pela mesma mídia), que o governo brasileiro está deixando reaparecer a nossa velha conhecida, a inflação.

Mas o que realmente se passa?

Porquê desse aumento abrupto dos preços dos alimentos?

Pode-se avaliar a situação por diversos ângulos, desde os problemas climáticos, a falta de investimentos governamentais, até uma questão de "entre safra"...

Mas, na realidade, o que está fazendo com que, todos os esforços para erradicar a fome que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, caia por água a baixo, é a especulação.
Sim, essa "arma" dos capitalistas, largamente utilizada para acumular mais lucros, pode estar condenando a morte seres humanos, homens, mulheres e crianças, principalmente nos países mais pobres.

Uma das causas, o aumento vertiginoso o preço do petróleo, que torna mais cara a agricultura mecanizada e o transporte de alimentos. O aumento do preço do aço, que encarece a fabricação de implementos agrícolas, trens e camonhões. O monopólio da produção e comercialização de defensivos agrícolas, fertilizantes e sementes (Bengue, Monsanto, etc.), que duplicaram seus preços no último ano.

Sim, tudo especulação capitalista.

O aumento do consumo, principalmente nos países "emergentes", fez com que os preços fossem para as alturas, neutralizando a melhora no consumo de alimentos pelo mundo a fora.
Os conservadores "anti-comunistas" falam sempre de boca cheia dos crimes horrendos que apregoam aos comunistas e socialistas, mas se esquecem de contabilizar que, esse capitalismo que está aí, também é responsável pelos mesmos crimes.

A morte pela fome de milhões de pessoas, perpetrada pela ganância dos lucros, é sim, um verdadeiro holocausto. A humanidade não pode ser conivente com o que acontece. O sistema capitalista atual, está desvirtuado do que pregavam seus precursores. Adam Smith, Ricardo e outros, devem estar se retorcendo em suas tumbas.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Preconceito e insensibilidade



Hoje, dia primeiro de Julho, o Jornal do bispo Edir Macedo, Correio do Povo/ Instituto Methodus, publicou uma "pesquisa" realizada entre os dias 25 e 26 de junho, sobre o que o próximo prefeito tem de fazer para a cidade. A "pesquisa" demonstrou que, o candidato que prometer "retirar" os pedintes das esquinas, será eleito pela maioria dos entrevistados. 74,3 % deles querem que o próximo alcaide, acabe com as pessoas que, desafortunadamente, somente têm a rua como casa e, a esmola, como meio de conseguir algum alimento.

Fiquei estarrecido com esse número, sendo que, mesmo tendo outros problemas urbanos mais importantes (segurança, saúde, educação, transporte), a "retirada" dos pedintes, ficou em primeiro lugar.

Mas aí eu pergunto: como será que o próximo prefeito faria isso?

Talvez as pessoas que querem isso achem que será por decreto, como se pretende fazer com as carroças?

Ou, quem sabe, joga-los num depósito, bem longe dos nossos olhos?

Mais ainda, mandar a Brigada Militar do Coronel Hitler Mendes, expulsa-los das esquinas, como faz com os movimentos sociais?

Ou, de forma milagrosa, emprega-los, quem sabe, na Prefeitura ou em alguma das siderúrgicas dos Gerdau? Ou nas papeleiras?

Seja qual for a maneira de "retira-los" das ruas, para as pessoas que responderam essa pesquisa, falta a eles o entendimento e a dimensão social desse problema e, principalmente, demonstra a insensibilidade e a falta de solidariedade da população de Porto Alegre a essas PESSOAS.

Sim, PESSOAS, SERES HUMANOS, NOSSOS IRMÃOS...

DESAFORTUNADOS...

Onde estão os valores cristãos da sociedade porto-alegrense?

Isso somente mostra, infelizmente, quão preconseituosa e insensível são eles.

Que vergonha...