quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Relatório mostra que crédito ambiental do planeta se esgotará em 2030


Se fala muito na crise do mercado global do capitalismo. Mas não se diz uma só palavra sobre a crise ambiental que a Terra está enfrentando.


O consumismo desenfreado, fomentado pelo capital (que precisa do lucro para soberviver), está matamdo a "galinha dos ovos de ouro". Em breve, a Terra deverá entrar em colapso (o que já pode ser sentido através da perda da biodiversidade, do aquecimento global, por exemplo), levando a humanidade a um beco sem saída.


O relatório Planeta Vivo 2008, publicação bianual da Rede WWF, mostra que, caso o modelo atual de consumo e degradação ambiental não seja superado, é possível que os recursos naturais entrem em colapso a partir de 2030, quando a demanda pelos recursos ecológicos será o dobro do que a Terra pode oferecer.


Alguns países, como os EUA e a China, demandam mais que sua biocapacidade (aquilo que seus ecossistemas são capazes de oferecer), se caracterizando como “países devedores ecológicos”. Outros, como o Brasil, por exemplo, são “países credores ecológicos”, pois ainda possuem mais recursos ecológicos do que consomem, e usualmente “exportam” sua biocapacidade para os devedores.


É por isso que “países devedores ecológicos” mandam para o Brasil as suas corporações, para levar aos seu países de origem, a nossa riqueza.


Veiam a matéria completa aqui.

Nenhum comentário: