quarta-feira, 8 de outubro de 2008

PT, o partido que mais avançou no RS


O PT foi o partido que mais avançou no RS, em número de prefeituras, nas eleições municipais deste domingo. O partido, que havia conquistado 43 prefeituras nas eleições de 2004, agora venceu em 60 municípios. O desempenho mais expressivo do PT ocorreu na Região Metropolitana, onde foi para o segundo turno em Porto Alegre e Canoas e venceu em Gravataí, Viamão, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapucaia.

PorMarco Aurélio Weissheimer

Contrariando diagnósticos sombrios feitos nas últimas semanas por meios de comunicação e institutos de pesquisas, o PT foi o partido que mais avançou no Rio Grande do Sul, em número de prefeituras, nas eleições municipais deste domingo. O partido, que havia conquistado 43 prefeituras nas eleições de 2004, agora venceu em 60 municípios, incluindo aí vitórias inéditas em municípios como Novo Hamburgo, Sapucaia, Bento Gonçalves, Erechim, Santa Rosa, Vacaria e Capão da Canoa, entre outros.


O desempenho mais expressivo do PT ocorreu na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde foi para o segundo turno em Porto Alegre e Canoas e venceu em Gravataí, Viamão, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapucaia. O partido está presente nas três cidades onde ocorrerá segundo turno (Porto Alegre, Canoas e Pelotas).


O partido que mais perdeu espaço foi o PDT, que passou de 97 prefeituras (em 2004) para 64. O PP segue sendo o partido com o maior número de prefeituras no Estado, 146 (contra 134 em 2004). Em segundo lugar vem o PMDB que passou de 136 para 143 cidades. O PDT segue em terceiro com 64, seguido de perto pelo PT que poderá chegar a 63, caso vença as disputas de segundo turno. Depois, seguem-se o PTB (31 prefeituras), o PSDB (19) e o DEM (13).


Considerando o número total de votantes, o PT foi o segundo partido mais votado no Estado, com um total de 1.511.000 votos. O primeiro foi o PMDB com 1.738.010. Em terceiro lugar, ficou o PP com 1.036.457 votos.

Nenhum comentário: